sexta-feira, 4 de junho de 2010

SOCIEDADE MUSICAL LIRA DE APOLO




Endereço: Praça do Santíssimo Salvador, 63 -
Telefone: 2736-1948 e 9834-8746
Presidente:
Maestro: Ricardo de Azevedo
Data da Fundação: 19/05/1870 - Nº de componentes: 25
Ensaios: Aos sábados pela manhã na porta da sede.
Aulas: As aulas são ministradas nas residências dos músicos.


Em 19 de maio de 1870, um grupo apaixonado pela divina arte fundou uma Filarmônica, origem da popular, consagrada e querida “Sociedade Musical Lira de Apolo. A Lira de Apolo tem como sua padroeira Nossa Senhora da Glória e suas festas eram realizas no mês de agosto, na Igreja Boa Morte. Em 1880, o seu rico estandarte rubro com traçado de ouro, foi bento com grandes festejos na Igreja Boa Morte. A Lira de Apolo passou muito anos sem ter repouso certo, até ter sua própria sede.
A Inauguração festiva deu-se em 1914, quando a Lira de Apolo entregou ao progresso da cidade de Campos o seu esplêndido edifício de linhas arquitetônicas, os trilhos de trem usados como ferragens na construção foram levados da Estrada de Ferro Leopoldina, as pedras para os alicerces foram levadas as escondidas da polícia, do Rio Paraíba do Sul. A construção começou em 1912, graças a donativos e boa vontade da população. A Sociedade sempre ocupou o 1º andar com sala de ensaio e sala de honra para solenidades, desde a construção do prédio que a parte térrea foi destinada a ser ocupada por duas salas comerciais, alugadas, assim aumentando a renda econômica da Sociedade. A Lira de Apolo sempre esteve presente em todos os grandes acontecimentos de Campos, como na visita de Dom Pedro II e da família Imperial em 14 de junho de 1875, nesta data foi lançada a pedra fundamental da Estação Campos da Estrada de Ferro Carangola. Também esteve presente na inauguração da Usina Santa Cruz, do Liceu de Humanidades de Campos, do Teatro Trianon, da Biblioteca Municipal de Campos; recepcionou Getúlio Vargas, etc. 
Em uma manhã de domingo, dia 19 de novembro de 1990, a sede da Lira de Apolo sofreu um incêndio e a luta de seus antepassados se transformou em cinzas, mas mesmo nas cinzas seus instrumentos não se calaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.